Princípios Básicos
O sistema ĤøŅĐΔj̆₀ foi idealizado com base em quatro princípios básicos: dinamismo, acessiblidade, generalidade e inteligibilidade.
O sistema numérico e os cálculos devem ser simples e rápidos para não prejudicar a fluidez da sessão – princípio do dinamismo.
Os objetos necessários para o jogo devem ser de fácil acesso – caderno, lápis, borracha e dados de seis faces – para que o sistema não se torne um mecanismo elitista. Princípio da acessibilidade.
As regras devem ser flexíveis o suficiente para lidar com situações imprevistas, por isso devem ser o mais livres de tabelas possível – princípio da generalidade.
Para que os jogadores possam se dedicar à representação, o sistema deve ser intuitivo – princípio da inteligibilidade.
Buscando este nível de inteligibilidade, as unidades foram simplificadas:
- Unidades de peso: quilograma e “nível de peso”, onde cada nível equivale a um equipamento (colete, arma, mochila…) ou 10Kg.
- Unidades de tempo: segundo e “turno”, onde turno é a vez de um personagem iniciar uma ação, equivalendo a 1s em situações de tensão ou 10s em outros casos.
- Unidade de distância: metro.
Referências simples
Os cálculos devem ser o mais simples possível.
As estatísticas são determinadas tendo por base níveis de dois tipos: básico e efetivo.
O nível básico é imutável, exceto quando o personagem evolui.
O nível efetivo é calculado a partir do nível básico, levando em consideração todas as variáveis envolvidas.
A maioria dos cálculos são feitos usando-se os níveis efetivos. A relação entre nível efetivo e valor real de jogo deve ser simples:
- N1 ⇒ 1m
- N2 ⇒ 2m
- N1 ⇒ 10m
- N2 ⇒ 20m
- N1 ⇒ 1m/s
- N2 ⇒ 2m/s
- N1 ⇒ 1d6
- N2 ⇒ 2d6
- N1 ⇒ 1s
- N2 ⇒ 2s
- N1 ⇒ 10Kg
- N2 ⇒ 20Kg
Sempre que for usada a palavra “nível”, será referente a nível efetivo.